Lendas perdidas

sábado, 10 de abril de 2010


Em Nova Serrana (MG), casa que teria abrigado Tiradentes e assessor de Juscelino Kubitschek está apodrecendo
Bernardo Camara
Do antigo arraial, a cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, já não tem nada. Hoje ela ostenta o título de capital nacional dos calçados esportivos: são mais de mil fábricas espalhadas por seu território. Com elas vieram as pessoas. E com as pessoas, a destruição de boa parte do patrimônio histórico. Mas nem tudo se perdeu. No Centro, uma simples casa com pilares, portas e janelas de madeira dá de ombros para a modernidade. E carrega lendas que correm a região.
Contam as histórias que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, já fez dali sua casa de descanso. Depois dele, a Igreja se apossou do imóvel, guardando toda sorte de artigos religiosos usados nas cerimônias locais. Um dos assessores do ex-presidente Juscelino Kubitschek também viveu ali, e seus herdeiros detêm até hoje a guarda do lugar.
Se os “causos” são verdadeiros, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: as condições da lendária moradia não vão nada bem. “As portas, as janelas e os assoalhos estão apodrecidos, as paredes estão trincadas, o piso, rachado, e os quartos, abarrotados de entulho”, diz o aluno de História da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Valter Bernardo Júnior, ressaltando a importância de se preservá-la: “É a única casa desse tipo que durou, que assistiu à transformação da cidade ao longo dos anos”.
Parte da população quer que o local seja um centro de memória da cidade. Mas, tomada por migrantes que vieram atrás de emprego, Nova Serrana perdeu unidade. “Quem é daqui conhece as histórias da casa. Mas para quem veio de fora, ela não tem significado”, comenta Valter. “Se o pessoal se interessasse, seria mais fácil preservá-la”. 

Fonte: Revista de História Biblioteca Nacional http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2928 acesso em 10/4/2010. 

0 comentários: