A história e o Turismo pelos caminhos da fé

terça-feira, 6 de abril de 2010

            A prática do Turismo segundo alguns autores remete aos primórdios da história. Muitos são os exemplos de destinos turísticos ditos religiosos. Assim temos Fátima em Portugal, Lourdes na França, Jerusalém (Terra Santa) e o Vaticano na Itália, como destinos turísticos internacionais. No Brasil, as cidades de maior destaque são Juazeiro do Norte, no Ceará, Nova Trento em Santa Catarina, onde se encontra o Santuário de Madre Paulina, Belém do Pará, na festa do Círio de Nazaré e, a mais conhecida, Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, onde está o Santuário da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que é objeto de nosso trabalho.
          A Basílica de Aparecida também conhecida como Santuário Nacional de Aparecida do Norte é um dos destinos de turismo religioso mais conhecido do Brasil. Considerado o maior santuário mariano do mundo, a basílica recebe mais de 7 milhões de romeiros por ano.
Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo articular a história e o turismo para pensar a importância do turismo religioso para a região. Para tanto utilizaremos como objeto para nossa pesquisa o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, a fim de observarmos a sua importância histórica, religiosa e turística.

A história e o Turismo pelos caminhos da fé

           A Basílica de Aparecida também conhecida como Santuário Nacional de Aparecida do Norte fica localizada no município de Aparecida do Norte no Vale do Paraíba. Sua história remete ao século XVIII quando uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, dividida em duas partes, cabeça e corpo, foi “pescada” por pescadores e seguida de milagre no rio Paraíba.Assim teve inicio a devoção a santa padroeira.
         Podemos dizer que a história da cidade de Aparecida está articulada com a história da imagem de Nossa Senhora. Afinal, foram os constantes relatos de milagres que proporcionaram a criação de uma freguesia batizada em homenagem a santa.
         A história nos relata, que em 1745, foi construída uma capela dedicada a santa. Em 1888 a capela foi ampliada, atualmente tal capela é conhecida como basílica velha. Em 1928, a Vila de Aparecida foi emancipada do município de Guaratinguetá e seus caminhos pela fé prosseguiram. Em 1955, teve inicio a construção do Santuário Nacional que é a segunda maior basílica e o maior santuário mariano do mundo, que faz com que a Cidade de Aparecida seja conhecida, como sendo a “Capital mariana da fé”.
       Como podemos perceber a fé e as romarias dedicadas a Nossa Senhora de Aparecida, foi e ainda é, o eixo do desenvolvimento da Cidade de Aparecida.
É interessante enfatizar que os pontos turísticos da cidade, devido a sua importância histórica e religiosa, remetem a fé mariana. Dentre estes, podemos destacar o Memorial Redentorista, a passarela da fé, a Basílica Velha, o teleférico entre outros.
     O turismo é muito importante para economia de tal cidade. Assim, cerca de 40 mil habitantes vivem através do comércio abençoado pela fé. Com um planejamento e calendário turístico significativo, Aparecida recebe romarias durante todo o ano tendo destaque o mês de outubro quando é celebrado o dia da padroeira do nosso país.
     Podemos dizer que Aparecida nasceu de um milagre que virou atração turística e desenvolveu uma cidade. Atualmente o Santuário Nacional de Aparecida do Norte é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil atraindo turistas nacionais e do exterior movidos pela fé.

Oliveira K.C. in http://patertour.blogspot.com/2010/04/historia-e-o-turismo-pelos-caminhos-da.html

0 comentários: